Coletividade, Cantos, Batuques e Danças (CANBADA)
Início: janeiro de 2025 Situação: ATIVO
O presente projeto se desenvolverá como um ramificação do Laboratório de Estudos e Experimentações em Subjetividade, Corpo e Coletividade (LESC), com início previsto para 2025.1. O CANBADA propõe trabalhar a coletividade através da musicalidade, em dois momentos ao longo de 2025. Primeiramente, através de uma metodologia multiplicadora, propõe-se capacitar extensionistas a desenvolverem atividades de canto, percussão e dança calcadas na formação de roda e na dança em par como campo de passagem para o exercício da coletividade. O primeiro semestre de 2025 se voltará à nucleação do projeto, com o estudo musical do coco e do forró, em paralelo à prática do canto, da percussão, confecção de instrumentos percussivos e dança. O processo de nucleação continuará no segundo semestre, com o aprofundamento dos estudos e da prática, contudo se inaugurará o segundo momento, com atividades abertas na UFF ou externas, no território, com atenção especial aos públicos infantojuvenil, idosos e pessoas com sofrimento mental agudo. A proposta se sustenta teoricamente da Análise Institucional que, na qualidade de conceitos-ferramentas, operacionaliza a transversalização da comunicação, a construção de corpos sensíveis ao fazer coletivo, a percepção das possibilidades de transformação, de tensionamentos e dos limites do coletivo, a análise das implicações e dos processos de sobrecarga e de sobreimplicação, a aposta na autogestão. A escolha do público-alvo se baseia teoricamente nas contribuições de Michel Foucault sobre o campo problemático da escolarização, da disciplinarização dos corpos e da produção de obediência, no que diz tange ao público infantojuvenil; e, por outro lado, nas contribuições do autor sobre a biopolítica, modulação da existência e sobre uma parcela da população é deixada para morrer – idosos e pessoas com sofrimento mental agudo. Os resultados esperados envolvem, primeiramente, a afirmação de espaços de construção de coletividade através da musicalidade para e com esses públicos e, também, um duplo movimento: por um lado de ocupação do espaço da UFF pela comunidade externa; e, por outro lado, dos atores uffianosatuarem no território.
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